Publicado por: Amauri Nolasco Sanches Junior e Marley Cristina Felix Rodrigues | 14 de janeiro de 2014

Beijo com necessidades especiais

Essa foto foi tirada pelo meu amigo Alexandre Mapurunga

Essa foto foi tirada pelo meu amigo Alexandre Mapurunga

por Amauri Nolasco Sanches Junior

não assisto a novela Amor a Vida – que amor a vida é esse em meio de traições, barracos e outras coisas, não sei – e um tema me veio como uma luva para comentar sobre o amor e o beijo entre pessoas com deficiencia ou entre um deficiente e um não deficiente. Muitas pessoas ficaram indignadas com o caso da protagonista da novela com autismo que a família não aceita o romance dela com o moço que deu um beijo nela, até um amigo disse que é o prmeiro beijo autista da TV brasileira e o moço pode ir preso nos próximos capitulos. Não vou me prender num só aspecto ou numa só deficiência porque não faz parte da proposta no blog e nem a minha que é defender o direito de todas as pessoas com deficiencia, mas vejamos como são as coisas de modo verdadeiro e honesto.

Pelo que li, o autismo tem vários graus e tem vários desenvolvimentos, o fisico pai da Teoria da Relatividade Albert Einstein, por exemplo, tinha um tipo de austismo que fazia ele ter uma vida social normal. Esse aspecto é chamado de Sindrome de Aspenger, que é um tipo mais menos caracterizado como um aspecto ou um grau de autismo mais ou menos, ameno que várias personalidades hoje o tem. Lembro que fui assisti um filme com Tom Cruise e Dust Hoffman “Rain Man” – eu ainda era pré-adolescente e não entendi nada do filme – me deu uma só visão sobre o autismo que caracterizou a um conceito (ou preconceito) sobre essa deficiência – que até pouco tempo não estava no rol das deficiências – que só fui abrir mais o leque de informação quando houve o “boom” da internet. Imagina quem assiste essa novela e enxerga a deficiência como um aspecto de infantiilidade e vê uma cena dessas, dizendo que uma pessoa com deficiência não pode beijar que senão irá preso. É a realidade e o é sem romantismo, e já comentei, se não cuidar vai ter pessoas que vão organizar linchamentos e vão xingar quem beija deficiente de “pedofilo”.

Muitas pessoas me chamam de exagerado, mas se você estiver namorando com uma pessoa com deficiência e experimentar namorar na pracinha do shopping, vai entender o que estou dizendo. Já escrevi aqui que eu e minha noiva Marley vimos todo tipo de reação, quando paramos na pracinha para namorarmos. Uns fazem cara feia e outros olham com cara de reprovação, nada melhor para ver as milhares de reações nessas circunstâncias. Uns fazem cara de nojo, outros acham bonitinho, outros acham que somos tristes e uma gama de coisas que nós vimos. As pessoas ainda não entenderam, ou não querem entender, que se o moço da novela for preso e ficar por isso mesmo, vamos assistir uma “enxurrada” de pessoas “achando” no direito de julgar um beijo de uma pessoa com deficiencia e vão até se achar no direito de regulamentar lugar para isso acontecer. O autor da novela ainda não se deu conta e não quer se dar conta, que ainda nossa cultura é impermoralista, é imperconservadora, que é um direito ser conservador, mas ser “pobre” de espirito e de ideias, já abrimos uma outra discussão.

O que é um beijo? Um beijo é uma demonstração de carinho que podemos ter em varias circuntâncias, pois existe várias maneiras também de demonstrar carinho. O beijo pode ser de mãe e filho, de pai e filho, de casais, de todos os tipos e as pessoas tem todo o direito de demonstrar esse carinho a alguém. O basico seria o respeito de queremos para nós, demonstrar para outras pessoas. Ou você iria gostar que te proibissem de expressar qualquer coisa? Gostariam de dizer que as pessoas dissessem que além de cdeirantes as pessoas eram cegas por que queriam passar no meio dos bancos da pracinha do shopping? Todas as pessoas tem direitos e deveres que no minimo é uma falta de cidadania.

Um simples beijo proibido é a porta paa muita coisa proibida tanto mais, as pessoas com deficiencia vista como eternas crianças. Talvez no caso da Linda (personagem da novela) tenha que perguntar para o Rafael se ele a ama a moda de Platão ou a moda de Espinosa. Se for a moda de Platão é apenas um desejo que ele quer realisar, se for de Espinosa, então ele procura a felicidade através dela. Nem todo homem tem tendencias eróticas maniacas para só ter um amor a moda de Platão, existem felizmente, homens que amam a moda de Espinosa. Esse sentimento que trás a felicidade, tras algo além de vidas mediocres morais religiosas, vidas bem a moda tupiniquim…bem vindo ao mundo de hipocrisia. 

Anúncios

Responses

  1. Lindo texto! Perfeito!

  2. Não se diz “impermoralista” o correto é: hipermoralista e hiperconservadora


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: