Publicado por: Amauri Nolasco Sanches Junior e Marley Cristina Felix Rodrigues | 2 de julho de 2013

MANIFESTO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA

1010438_482011695211796_1656473377_n

a Prefeitura nos quer tirar a o serviço ATENDE

Por Amauri Nolasco Sanches Junior

Nós pessoas com deficiência sofremos dois retrocessos dentro da camada governamental entre 2011 e 2013 quando as classes especiais foram reabertas e atrapalhou o processo de inclusão escolar. Na época, apoiamos o fechamento dessas classes porque entendemos que essas classes especiais eram “depósitos” de pessoas com deficiência e não teria uma maior adaptação  dessas mesmas escolas. Hoje sabemos que não há o menor plano para fazer uma sensibilização sobre o meio político em incluir pessoas com deficiência efetivamente perante a lei e a Convenção da ONU dos Direitos das Pessoas com Deficiência que alguns setores insistem em não fazê-lo. Em grande maioria na região sul do nosso Brasil que detém uma cultura tradicional e que ainda trazem a ignorância de pensar que nós não podemos pertecer a uma sociedade. Outra, é não poder ter um trabalho digno pelo governo ainda insistir que não tem pessoas qualificadas para tal, sendo que 54%, segundo a pesquisa do instituto ISocial, das pessoas com deficiência são diplomadas e tem sim qualificação profissional.

É um erro fatal menosprezar qualquer movimento de algum setor de minorias e é isso que estamos vendo das classes políticas de nosso pais, nos menosprezar pela nossa dificuldade de locomoção. Tanto é que nos obriga a andar porque como diz nosso hino “um filho seu não foge a luta”, somos filhos desse gigante que estava adormecido e agora acordou, tímido, ainda sonolento por anos de alienação menosprezo por ele. Se somos porque não temos emprego, escola, transporte? Porque somos desprezados e não há nenhum interesse entre os políticos de nos dar uma vida digna de qualquer pessoa.

Nesse período de levante popular nos negam o direito de ir e vir aqui em SP com a retirada do serviço de vans adaptadas ATENDE começando pelo eventual. Em suas declarações, a SPTrans diz que gasta muito com esses eventuais, sendo que se colocar taxi no lugar gastara o dobro ou até mais. É uma afronta ao bom senso, se alguém acredita é alienado ou tem medo de perder, não temos medo de perder porque é um direto nosso que poderá acabar se nós não lutarmos junto, unidos em uma só causa, em um levante que mostrara como as pessoas com deficiência podem ser cidadãs e podem pensar e sentir. Cansamos de promessas vazias e mentiras descabidas. Essa medida é trazida pelo vereador Arselino Tato do PT que é da bancada dos donos de frota, então se ele está tratando de quem votou nele, nós vamos sim tratar o que nos interessa. Nós temos que pedir uma nova CPI da inclusão, uma nova investigação com interesses que não fazem parte dos interesses do povo e sabe que isso é essencial.

Não só temos que impedir a retirada do serviço, mas não a colocação de um novo estatuto que só vai beneficiar aqueles que não querem nosso direto, falo da diretoria da SPTrans que quer restringir o serviço para melhor não trabalhar. Não teremos direito, irão nos negar esse direito, vão tirar o que nos pertence e é pago com o dinheiro dos nossos impostos, dinheiro esse desperdiçado. As vans não são manutenciadas, os motoristas não são treinados, as pessoas com deficiência ficam a mercê de adaptações errôneas, sem a menor segurança e ainda, algumas, são assediadas e vitimas de terrorismo psicológico.

Nesse momento temos que ter a união, esquecermos a nossas diferenças de movimento e pessoais que sim temos, mas lembrar de que somos pessoas que temos deficiência e queremos um transporte e uma acessibilidade aos moldes de FIFA!

Pessoas com deficiência, uni-vos!!

Anúncios

Responses

  1. Amauri Parabéns você diz verdades que poucos tem coragem de dizer.

    Convidandamos a todos para estar na Manifestação que faremos na Avenida Paulista no MASP Domingo dia 07 /07/ 2013 a partir das 14H00 a Manifestação será CONTRA a RETIRADA do TRANSPORTE das PESSOAS com DEFICIÊNCIA e PELO RESPEITO AOS DIREITOS das PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, Mesmo as pessoas que não sejam de São Paulo ajudem Convidando ABSOLUTAMENTE TODAS AS PESSOAS COM OU SEM DEFICIÊNCIA…

    Muito Obrigada a todos pela colaboração.

    Valdir Timóteo


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: