Publicado por: Amauri Nolasco Sanches Junior e Marley Cristina Felix Rodrigues | 7 de outubro de 2010

Hipocrisia e Mentira

Li uma reportagem do blog Gente Ciente que me deivaram horrorizado, vamos a reportagem depois eu volto:

Lei que estabelece cotas de ocupação existe há 19 anos, mas sem gente qualificada, as empresas levam multas ou contratam sem preocupação com carreira ou qualidade.

No mercado de trabalho, o Brasil tem uma lei que estabelece cotas de ocupação de vagas para portadores de deficiência. Mas muitas empresas estão encontrando dificuldade para cumpri-la.

Com o equipamento adequado, ouvindo tudo o que digita no computador, Diego trabalha como qualquer colega, mesmo sem enxergar nada.

A vaga foi conquistada graças ao inglês fluente, conhecimento em informática e uma postura audaciosa: “O deficiente não pode chegar à empresa achando que as pessoas vão tratá-lo como um coitado. Você tem que correr atrás de seus objetivos, porque você vai ser avaliado como qualquer um”, disse o auxiliar administrativo Diego Luciano.

Diego não é o único exemplo de superação aqui. Dos 2.800 funcionários, 95 tem necessidades especiais.

É lei: empresas com mais de 100 funcionários têm que contratar de 2% a 5% de trabalhadores com algum tipo de deficiência. As vagas existem, mas segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 250 mil delas não estão preenchidas. Parte do problema é a falta de qualificação dessa mão de obra.

O treinamento é para o setor de aviação, mas ainda são pouquíssimas as empresas que investem em qualificação, que seria uma maneira de suprir as falhas que vem lá de trás.

“Se toda pessoa deficiente tivesse acesso á escola como deveria ter essa pessoa, quando chegar à idade adulta, já estaria pronta pro mercado de trabalho”, disse o diretor da consultoria de inclusão social Alex Vicintin.

A lei de cotas para deficientes existe há 19 anos e os avanços são visíveis, mas sem gente qualificada, as empresas levam multas ou contratam sem preocupação com carreira ou qualidade. Só para cumprir a lei.

“Nós acreditamos que deve ser, precisa ser aperfeiçoada, para que as empresas não continuem sofrendo essa pressão descabida em colocar um quantitativo maior do que a possibilidade que elas têm de colocar dentro das suas organizações”, falou o diretor da empresa de seleção, Afonso Lamounier.

“A sociedade leva vantagens de ter pessoas que estejam bem qualificadas pra que elas de fato se tornem profissionais. Elas passam a ser cidadãos, de fato, dentro de uma sociedade efetivamente inclusiva”, disse o coordenador do programa de inclusão social João Batista Ribas.


O problema não é a escola ser ou não ser adequada, ou que o deficiente estuda ou não, o problema pe o conceito errado que se faz com a deficiência ainda nesse país. Empresarios tem um conceito muito antigo nesse país, não contrata pessoas com tatuagem, com piercing, mas financiam pessoas se escrupulos. Meu conceito é o mesmo do filme “O Gradiador”, tudo que fazemos em vida, escoa por toda eternidade. É uma fala muito bonita que me indentifiquei muito, porque soa kantiano, isso é um Imperativo Categórico nos tempos de Marco Aurélio. Por falar em imperadores e generais, supostamente o então general Júlio Cesar disse a famosa frase “veni, vidi, vici” que num bom portugues quer dizer, vim, vi, venci. Quando poderemos dizer literalmente essa frase?

 

Posso dizer aqui com maior propriedade, não acreditem em consultorias e digo o porque. Anos atrás, talvez uns três anos, a I.Social me chamou para efetuar um cadastro para constar dentro de seus arquivos. Tudo lindo, fui fazer o cadastro para ver se conseguia uma vaga de estagiario dentro de minha área que é publicidade…logo vi que o escritório central da I.Social fica atrás ou na frente (dá um desconto pro mano aqui), ali está uma agència de publicidade. Fiz o cadastro e não tinha a tal vaga…porra! Está ali uma agência de publicidade e eles disseram para mim, até hoje, que não existe vagas para o cargo de publicitário. Pode me matar, pode me surrar, pode fazer o que quiser porque ,sou deficiente fisico mesmo e nada vai mudar isso ou piorar, a verdade é essa, ninguém quer contratar nada que pague mais de mil reais que para o Sr presidente, é classe média. Média boca? Só se for!

 

Mas o motivo dessa resposta é exclarecer que isso é mentira! Se alguém provar ao contrario, me avise!

 

Esta aqui o que comentei no meu Facebook:

“Empresários filhos da puta, inventam mentiras pra não pagar as multas…eu tenho diploma e as merdas das agencias de publicidade não me contratam! Esse é o país do Sr Lula diz que tem mais emprego…onde seu safado?”

E-mail: amaurijuniorbr@ig.com.br

Liberdade e Deficiência: http://clubedeautores.com.br/book/18953–Liberdade_e_Deficiencia_


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: